UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Estadualização da FEVALE transforma realidade social do Vale do Jequitinhonha

15/04/2014



Um antigo sonho da comunidade que se transformou em realidade e alterou social e economicamente a região. Esta é, segundo o representante dos alunos e presidente do Diretório Acadêmico da Fevale – Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha (FEVALE), Wellington França, os reflexos do processo de estadualização da instituição, cujas atividades foram incorporadas à Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, por ato do ex-governador Antonio Anastasia. A conseqüência da iniciativa, desenvolvida pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi a absorção de seis fundações e a transformação da UEMG, na terceira maior universidade de Minas Gerais, que até o final do ano estará com 18 mil alunos. Todos, com acesso a ensino superior de qualidade e gratuito.

Na última segunda-feira (14/04), servidores, alunos e professores receberam na sede da FEVALE o secretario Narcio Rodrigues em solenidade que marcou, oficialmente, o processo de incorporação da instituição de ensino. “A estadualização e a gratuidade do ensino que ela promoveu é o início de tudo. Agora iremos iniciar outro ciclo que é a consolidação e estruturação física e pedagógica das unidades absorvidas“, afirmou o secretário, enquanto anunciava o envio de Projeto de Llei à Assembléia Legislativa para permitir o uso de um terreno de propriedade do CETEC naquele município, para a construção da futura sede da unidade.

Narcio informou também que como iniciativa imediata, ele estava assinando a ordem de abertura de licitação para a aquisição de equipamentos como computadores para a unidade. Outra boa notícia dada por ele: será construído um complexo de produção de conteúdos para serem utilizados na educação a distância superior. Serão criadas duas salas masters com equipamentos de última geração para esta finalidade.

O reitor da UEMG, professor Dijon de Moares Júnior, ressaltou que o maior legado que um governo pode deixar para sua população é o investimento na sua formação. “O tema ensino superior virou, definitivamente, política de governo. A incorporação das fundações associadas à UEMG permitiu que a instituição saltasse em 2014 de 32 cursos oferecidos a população de Minas, para 159. De cinco, para 18 mil alunos. Fico extremamente feliz em confirmar que a UEMG cumpre a sua missão como universidade multicampi ao levar a formação em nível superior para o interior do estado. De forma especial participamos da comemoração e festividade de estadualização da FEVALE que passa a ser unidade da UEMG em Diamantina. Se esta é uma ação que beneficia Diamantina e região, de igual beneficia a Universidade, que passa a atender uma cidade patrimônio cultural da humanidade, expandindo sua atuação até o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do nosso Estado", pontuou.

“Estamos vivendo uma realidade que já foi sonho e que não acreditávamos que o Governo de Minas iria materializá-lo”, disse o presidente do D.A da FEVALE, Wellington Franca. Na sua avaliação, toda a comunidade de Diamantina e região foi beneficiada com a decisão, fruto de um esforço e da determinação de diversos agentes, liderados pelo secretário Narcio Rodrigues. “As mudanças já são visíveis. Cerca de 300 alunos tinham que, mensalmente, dispor de cerca de R$800,00 para estudar e investir no seu futuro. Hoje a história é diferente e podemos destinar a aplicação destes recursos, cerca de R$240 mil, para outros objetivos. O comercio e a população de Diamantina, agradecem”, disse.

O prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo, classificou a ação do Governo de Minas como investimento na população do Vale do Jequitinhonha.

Os deputados Domingos Sávio (federal) e Luis Henrique (estadual), também apresentaram argumentos parecidos. Ambos destacaram que aquele momento de festa que Diamantina estava vivendo era o resultado de uma união de forças de todos os segmentos compromissados com a região do Vale do Jequitinhonha. “E todos sob a liderança do secretário Narcio Rodrigues que soube conduzir com habilidade todo o processo”. Participaram ainda da solenidade do diretor da FEVALE, Mario Gomes; a presidente do Conselho Curador, Silvana Pauslaski; o chefe de gabinete da UEMG, Eduardo Santa Cecília; a pro reitora de Extensão da UEMG, Vânia Aparecida Costa.

Estadualização
A implantação do projeto começou em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, através da Fundação Helena Antipoff. Em seguida foi formalizada o processo junto a Fundação Cultural Campanha da Princesa, em Campanha, no Sul de Minas; a Fundação FAFILE em Carangola, na Zona da Mata; e a Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha (FEVALE), em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

No dia 3 de abril, o ex-governador Antônio Anastasia assinou decreto anunciando o cronograma de incorporação de outras três fundações de ensino superior: Ituiutaba (3/06); Divinópolis (03/09) e Passos (03/11).

DIAMANTINA

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades