Cursos de Engenharia de Produção e Agronomia promovem o empreendedorismo em Passos

23/06/2016

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

Dois eventos realizados na primeira quinzena de junho foram dedicados a promover o comportamento empreendedor entre universitários: “Produzindo Empreendedores - 1ª Feira de Empreendedorismo da Engenharia de Produção” e o “Start Up Day da Agro”. Juntos, os eventos reuniram mais de 300 estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Agronomia, Administração e Tecnologia em Gestão Comercial, no bloco 11 da UEMG Unidade Passos.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas “Empreendimento e Modelos de Negociação” - no 7º Período de Engenharia de Produção - e “Empreendedorismo” - do 7º período de Agronomia - ambas ministradas pelo professor Ricardo Godinho. Durante o semestre, o professor aplicou nas disciplinas a metodologia obtida na capacitação “Cultura Empreendedora no Ensino Superior”, realizada pelo Sebrae-MG na Unidade Passos em 2015 e 2016, para docentes e técnicos-administrativos.

“Foi utilizada a metodologia participativa e foram disponibilizados às turmas o manual do aluno e o software para elaboração do Plano de Negócio. O evento final das disciplinas consta na metodologia sugerida pelo Sebrae, mas o formato, a concepção, organização e realização fica a cargo dos alunos, com a orientação do professor da disciplina”, explicou o professor Godinho. Nos dois eventos, os planos de negócios foram apresentados ao público visitante e avaliados por uma banca examinadora, composta por professores.

A feira do curso de Engenharia de Produção aconteceu nos dias 8 e 9 de junho, com palestras de empreendedores locais e apresentação dos planos de negócios criados pelos alunos. O “start up day” da Agronomia foi realizado no dia 15 de junho, também com apresentação de planos de negócios e com a palestra “Importância do perfil empreendedor para o sucesso de um sistema de gestão”, com Adriano Muniz, vencedor nacional do prêmio Excelência Empresarial Sebrae 2014.

O professor José da Silva Ferreira Júnior, coordenador do curso de Engenharia de Produção, apontou a importância de os professores fomentarem a transposição do conhecimento teórico para a prática. “A Feira de Empreendedorismo apresentou-se como uma abordagem a ser seguida não só na disciplina de empreendedorismo, mas também incentiva outras matérias da grade curricular. Parabenizo a organização do evento, salientando meu profundo contentamento em ver uma meta ser conquistada pelos alunos e a recepção dos demais discentes com uma grande e ativa participação", ressaltou o coordenador.

Na opinião dos estudantes, as atividades foram gratificantes. “A realização do evento foi um grande desafio, mas a recompensa foi de grande aprendizado, todo o conhecimento teórico foi colocado em prática através da oportunidade de realizar o ‘Produzindo Empreendedores’”, destacou Mariana Monique de Souza Oliveira, estudante de Engenharia de Produção.

A avaliação positiva é compartilhada por Márcia Helena Aquino de Melo, aluna de Agronomia. “A disciplina foi boa, o professor nos transmitiu todas as informações que necessitávamos, e durante a organização do evento aprendemos a planejar e exercitar o comprometimento”, afirmou.

Planos de negócios apresentados na 1a Feira de Empreendedorismo da Engenharia de Produção

Palestrante Taciane Rodrigues Goulart, na feira de empreendedorismo da Engenharia de Produção

Os empresários Luan Silveira e Glauber Silva foram palestrantes no evento da Engenharia de Produção

Palestrante Adriano Muniz (2o, da dir. p/ esq) com organizadores do Start Up Day da Agronomia