UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Semana Nacional de Museus é aberta na UEMG Unidade Divinópolis

20/05/2015

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis



Neste 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, aconteceu, na UEMG Unidade Divinópolis, a abertura da 13ª Semana Nacional de Museus. A unidade participa da programação do evento por meio do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho.

Promovida pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM), a semana aborda o tema “Museus para uma sociedade sustentável” e busca refletir sobre a ação do homem no planeta e de que maneira os museus podem proporcionar uma melhora na qualidade desta ação.
 
Além de professores e funcionários da instituição, estavam presentes estudantes dos cursos de História e Comunicação Social da unidade.

No início do evento, compuseram mesa a pró-reitora de Extensão da UEMG, professora Vânia Costa; a diretora acadêmica da UEMG Unidade Divinópolis, professora Ana Cristina Franco Rocha Fernandes; e a coordenadora do Centro de Memória, professora Flávia Lemos.

Ao abrir a semana, a pró-reitora destacou que este evento é importante para toda a UEMG e não apenas para a Unidade Divinópolis. “É um desafio para a instituição fortalecer as ações que são desenvolvidas, principalmente no campo do patrimônio e da memória. A memória é construída – ela não está pronta –, e esta construção requer um trabalho de profundidade e pesquisa. E o curso de História tem cumprido um papel importante neste sentido”, disse a pró-reitora, que ressaltou a importância do desenvolvimento deste trabalho em parceria com outras unidades que também oferecem o curso de História.

Logo depois, foi lançado o EmRedes – Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro. A apresentação do portal ficou a cargo da coordenadora do Centro de Memória, que mostrou um breve histórico desde a idealização do centro, pela professora Batistina Maria de Sousa Corgozinho (1953-2013), até a elaboração e criação do portal. Ela reiterou a importância do trabalho colaborativo para a construção da memória presente no acervo do portal e do Centro de Memória. “Dar acesso à memória, fomentar pesquisas e chamar a comunidade para a colaboração é uma forma de ampliar as vozes populares”, comentou. Esta é uma maneira de criar a memória “verdadeira” e não apenas a oficial. “O Centro de Memória tem esta ideia de diálogo permanente”, completou. Tanto que grande parte do acervo foi criado a partir de doações de arquivos particulares.

Após o lançamento do portal, formou-se a mesa-redonda sobre o tema “Memória e museologia social: perspectivas e possibilidades para o desenvolvimento regional”, da qual fizeram parte, além da professora Flávia, os professores Pablo Gobira Souza Ricardo, da Escola Guignard-UEMG, e José Heleno Ferreira, pesquisador do Centro de Memória.

O professor Pablo Gobira, que é coordenador de um dos programas de extensão da UEMG (Direitos à produção e ao acesso a arte e à cultura), abriu a discussão apresentando o tema “O direito à arte e à cultura e o direito à memória”. Ele falou a respeito da preservação da arte digital e dos novos documentos disponibilizados em novos meios midiáticos e tecnológicos e de que forma este trabalho dialoga com o Portal EmRedes. O projeto do professor visa a fazer um mapeamento da produção de arte e cultura da UEMG, além de potencializar e gerar interação entre outras produções culturais, o que é possível através das visitas que ele vem realizando a outras unidades. “Além de todos os campos da cultura, propõe-se a inserção do debate sobre a memória institucional e de quem faz a instituição”, ressaltou. De acordo com ele, é importante gerar a “manutenção e criação de espaços de memória, pensando a UEMG e a vocação para a memória diversa”.

A apresentação do professor José Heleno partiu da discussão “Educação e museologia social”, refletida por meio da tradição e autoridade. Segundo ele, os educadores devem cuidar para que as crianças e os jovens conheçam o mundo em que vivem. “Ter autoridade é assumir a responsabilidade pelo mundo em que estamos”, lembrou José Heleno, ao citar a filósofa Hannah Arendt (1906-1975). Na relação educação e memória, “é importante reencontrar a tradição que sustenta a existência da autoridade nas relações entre os seres humanos”. Por isso, conversar sobre e entender a memória é necessário para a criação de uma “outra memória” que não seja apenas a oficial. “Em vez de continuarmos repetindo o que fomos, podemos recuperar o sentido inédito, rompendo a continuidade linear da história”, concluiu.

Encerrando a noite, a professora Flávia falou sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Memória, cujo objetivo principal é manter um diálogo permanente com a comunidade. Por isso, ao longo desta semana, o centro estará aberto à visitação pública, além de oferecer oficinas e exposições sobre a memória.

Clique aqui e confira a programação completa do evento

DIVINÓPOLIS

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades