UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

Unidade Divinópolis | Projeto sobre distúrbios do sono divulga balanço das atividades realizadas em 2018

30/01/2019

Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

O projeto Distúrbios do Sono, desenvolvido pela UEMG Divinópolis, divulgou, no final de dezembro, um balanço das atividades realizadas em 2018. O projeto é coordenado pelo professor doutor Newton Santos de Faria Júnior e faz parte da linha de pesquisa de Distúrbios do Sono do grupo de pesquisa “Avaliação e intervenção em distúrbios cardiorrespiratórios (modelo humano e animal)", cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O projeto foi tema de algumas publicações no decorrer do ano passado. O livro “Saúde coletiva – Universidade em ação”, publicado pela Gulliver Editora e organizado pelos professores Adriano Guimarães Parreira, Camila Mariangela Pacheco e Newton Santos de Faria Júnior, apresentou um capítulo – “Sonolência diurna excessiva e qualidade de vida em idosos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde do município de Divinópolis” – sobre o projeto.

Fotos: arquivo do projeto

Equipe do projeto com o professor Yves Raphael de Sousa (de paletó) durante palestra realizada no dia 25 de agosto, no auditório do Laboratório Central, em Divinópolis

O projeto também foi abordado no artigo “Study protocol of sleep disorders in cancer patients of a reference hospital in Minas Gerais – Cross-sectional observational study” (“Estudo do protocolo de distúrbios do sono em pacientes oncológicos de um hospital de referência em Minas Gerais – Estudo observacional transversal”), publicado no volume 16/2018 da revista internacional “Manual therapy, posturology & rehabilitation journal”, editada em Anápolis (GO). (Clique aqui e confira o artigo.)

Também foram publicados dois resumos a respeito do projeto nos anais do 24º Congresso da Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, no Congrex Switzerland Ltd., em Basel (Suíça): “Evaluation of functional capacity through the 6‐minute walk test in adults with insomnia assisted in Basic Health Units observational study” (“Avaliação da capacidade funcional por meio do teste de caminhada de 6 minutos em adultos com insônia assistida em estudo observacional de Unidades Básicas de Saúde”) e “Influence of regular physical exercise on sleep quality and presence of sleep disorders in patients assisted at the Basic Health Units of Divinópolis, Brazil” (“Influência do exercício físico regular sobre a qualidade do sono e presença de distúrbios do sono em pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Divinópolis, Brasil”). Dois trabalhos sobre o projeto foram apresentados no evento pelo professor Newton. (Clique aqui e confira os resumos.)

O projeto também foi um dos temas desenvolvidos no trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado, no último dia 4 de dezembro, pelas ex-estudantes bolsistas Cíntia Aparecida Santos, Luísa Teixeira Pasqualotto e Walquíria da Mata Santos, do curso de Fisioterapia da Unidade. O trabalho foi orientado pelo professor Newton e coorientado pela professora Carolina Silva Dâmaso.

O professor Newton durante apresentação do projeto no 24º Congresso da Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono, realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, em Basel (Suíça)

Outros eventos
Além do 24º Congresso da Sociedade Europeia de Pesquisa do Sono, o projeto contou com apresentação de trabalhos em outros cinco eventos em 2018: 39º Congresso Brasileiro de Pneumologia, realizado entre os dias 4 e 8 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia (GO); 28º Congresso da Sociedade Mineira de Cardiologia, promovido entre os dias 9 e 11 de agosto, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG); 1º Encontro de Pesquisa e Extensão da UEMG Unidade Divinópolis, ocorrido no dia 18 de outubro; 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, na Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit), em Belo Horizonte; e 3º Seminário de Saúde, Meio Ambiente e Educação (SAMAED), ocorrido entre 3 e 7 de dezembro, na UEMG Divinópolis.

O projeto promoveu também, no dia 25 de agosto, no auditório do Laboratório Central, em Divinópolis, a palestra “Atualidades em reabilitação pulmonar”, ministrada pelo professor Yves Raphael de Sousa, especialista em Fisioterapia Respiratória, doutorando em Ciências Médicas (Pneumologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro da American Thoracic Society.

Equipe do projeto durante apresentação no 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, na Fadecit, em Belo Horizonte

Outros projetos
O projeto contou, também, com a realização de dois outros trabalhos em 2018: o projeto de extensão “Distúrbios do sono em indivíduos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde e Programa Saúde da Família no município de Divinópolis”, desenvolvido pela estudante bolsista Sara Cristina Vieira, e o projeto de pesquisa “Higiene do sono em indivíduos assistidos nas Unidades Básicas de Saúde no município de Divinópolis”, realizado pela estudante bolsista Layra Fernanda Martins. As duas estudantes também integraram a equipe do projeto.

Equipe do projeto durante apresentação no 39º Congresso Brasileiro de Pneumologia, ocorrido entre os dias 4 e 8 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia (GO)

Formação acadêmica e profissional
Recém-formadas em Fisioterapia pela UEMG Divinópolis, as ex-bolsistas Luísa Teixeira Pasqualotto e Walquíria da Mata Santos ressaltaram a importância do projeto para a formação profissional delas. “A participação neste projeto, além de complementar minha formação profissional com conceitos novos que não são vistos em sala de aula, trabalhando a teoria na prática, abriu muitas possibilidades, como a participação em eventos e congressos importantes, a melhora do meu currículo e conhecimentos adquiridos”, enfatizou Luísa. “O projeto acrescentou muito para minha vida acadêmica, melhorando minha visão crítica quanto à leitura e ao entendimento de artigos para atualização do conhecimento e abrindo portas para a participação em eventos científicos”, comentou Walquíria.

O projeto também foi importante para a formação acadêmica da estudante de iniciação científica Elisa Faccion Cruz Fideles: “Para desenvolver um projeto, é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados e tirar conclusões. Aprende-se a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos. Além disso, a participação neste projeto estimulou meu pensamento científico e a criatividade, outrossim, um desenvolvimento pessoal e profissional”.

Também integraram a equipe do projeto em 2018 os estudantes de iniciação científica Jacqueline Alves, Marcos Eugênio Mattos Rocha Faria e Rúbia Lima Brandão.

As pesquisas do projeto foram desenvolvidas por meio de bolsas da UEMG (PAPq e PAEx) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Confira as redes sociais sobre o projeto:

Facebook
Instagram

DIVINÓPOLIS

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades