Artista plástico formado pela Escola Guignard inaugura exposição Espaço Transitório

27/02/2018

No dia 1º de março, às 19h, o BDMG Cultural realizará um bate-papo com Henrique Detomi. Atualmente, o artista está com a exposição Espaço Transitório aberta à visitação na galeria de arte da instituição. Esta é sua primeira mostra após a residência artística do Redbull Station, em São Paulo. Além da roda de conversa, também será lançado o catálogo da exposição. O acesso é gratuito.

Henrique vai falar sobre as mudanças ocorridas em sua produção durante a sua passagem pela capital paulista, as suas descobertas e curiosidades. “Pretendo compartilhar com o público o processo de criação que deu origem a esse trabalho. Vou contar também como foi a experiência durante a residência artística em São Paulo”, explica o artista.

O artista participou da 13ª residência Artística do RedBull Station, no ano passado, quando deu início às obras que estão expostas na galeria do BDMG Cultural. “A residência no RedBull Station é um projeto internacional. Fiz a  inscrição, fui selecionado e fiquei dois meses em um ateliê desenvolvendo o meu trabalho. Lá, utilizei novas tecnologias para a produção das obras, como a impressora 3D”, explica Detomi.

Ao participar de residências artísticas, o artista é estimulado a produzir em um processo de imersão, no qual é deslocado do seu atelier e tem a oportunidade de receber estímulos do novo local, influências de outros participantes e a orientação de curadores experientes, vivenciando novas ideias e técnicas. “ No meu caso, a residência em São Paulo me disponibilizou ferramentas digitais e analógicas. Além do atelier, o entorno do prédio completava os componentes da residência, criando uma convivência com a realidade caótica do centro da capital paulista”, finaliza.

A curadoria de Espaço Transitório ficou à cargo de Fernando Velázquez, responsável pela curadoria do projeto paulista. Ele organizou as obras que fazem um recorte da paisagem da cidade com a inserção de elementos da natureza, que sugerem movimento, como os slides de cores vivas que emergem da terra ou do céu.

Saiba mais sobre o artista

Foto: Élcio Paraíso

Henrique Detomi se formou em artes plásticas na Escola Guignard (UEMG), em 2010. No ano passado, iniciou seu mestrado em artes visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA), em São Paulo. Ainda em 2017, participou do curso de “Pintura: Prática e Reflexão”, com Paulo Pasta, no Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista. Realizou exposições individuais e coletivas em Minas Gerais e fora do estado.

Conheça o BDMG Cultural
O BDMG Cultural é um instituto que há 30 anos realiza ações na área da música, das artes visuais, do audiovisual e das artes cênicas. Braço cultural do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, a instituição acredita que a cultura faz parte do desenvolvimento e está diretamente ligada a qualidade de vida. Suas ações culturais abrem espaço para jovens, novos e consagrados artistas. A galeria de arte promove exposições abertas à visitação diariamente, de 10h às 18h, inclusive aos finais de semana e feriados. A instituição faz parte do Circuito Liberdade, corredor cultural localizado em uma histórica área da capital mineira e composto por 16 equipamentos, entre museus e centros culturais.

Galeria de Arte BDMG Cultural apresenta Espaço Transitório, de Henrique Detomi
Lançamento de catálogo + bate-papo: 1º de março, às 19h
Visitação: até 6 de março, diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados), de 10h às 18h
Horário estendido: quinta-feira, de 10h às 21h